sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sobre o legado olímpico e o Esporte na Educação Pública

Olá, amigos!


Será que o Esporte Carioca será beneficiado depois da Rio-2016? Quando digo beneficiado estou querendo propor que o Esporte tenha um papel definido como prioridade na educação pública (Base) e na melhora de performance dos atletas de ponta.

O jornal O Globo estampa em suas páginas:

"Os cariocas comemoram o que consideram legados positivos da Olimpíada: mobilidade urbana, áreas de lazer e a possibilidade de múltiplo uso de várias instalações esportivas.
Os turistas estrangeiros já foram quase todos embora, mas muito do que foi feito para a Olimpíada é do Rio e do Brasil para sempre. O Boulevard Olímpico, na zona portuária revitalizada, é um espaço de lazer democrático e gratuito.
O Parque Olímpico, sob o comando da iniciativa privada, será multifuncional. A Arena Carioca 1 vira uma casa de shows e eventos; a Arena Carioca 2, o velódromo; o Centro de Tênis, centros de treinamento olímpico do Brasil; e a Arena Carioca 3 será uma escola municipal, mesmo destino da Arena do Futuro, que vai ser desmontada e transformada em quatro colégios. O Estádio Aquático vai virar dois centros aquáticos que podem ser instalados em qualquer ponto da cidade ou até fora do Rio de Janeiro."



Já  Pedro Curi Hallal, pesquisador brasileiro e professor de Escola Superior de Educação Física da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul fala para a BBC Brasil sobre o legado para a Saúde e o Bem-estar:

"A Olimpíada incentiva a prática esportiva, mas o estímulo dura pouco e não traz benefícios de longo prazo para os níveis de atividade física da população da cidade-sede. O legado dos Jogos para saúde seria, assim, "inexistente".
- Apesar de as pessoas se sentirem motivadas a fazer um esporte por causa da Olimpíada, não há evidência científica de que o evento aumente os níveis de atividade física da população da cidade-sede a longo prazo. Mas os Jogos são um momento ideal para se falar sobre a prática esportiva -, ressalva."

O prejuízo com o sedentarismo no Brasil é da ordem de R$ 6,4 bilhões a cada quadriênio!! 
O que podemos fazer para melhorar?

Bem, em primeiro lugar o antigo papo de que Esporte deve começar na escola. É inevitável não se chegar a essa conclusão. A escola pública precisa fomentar a paixão por esportes coletivos diversos sempre. O atletismo é um caso à parte: tão fácil e tão difícil - correr, saltar, jogar pesos etc - não necessita de grandes áreas mas de qualquer forma depreende custos com equipamentos. 

Minhas propostas para fomento do esporte na educação pública:
- As escolas precisam ser equipadas para o Esporte.
- Se não tiverem espaço físico o transporte para vilas olímpicas precisa ser obrigatório
- Vou trabalhar para que as vilas olímpicas se multipliquem através das regiões
- Que o parque olímpico seja usado como sede de jogos estudantis ao longo do ano

Você pode me ajudar. Vote em mim, acredite nessa grande sacada. Tenho mais de 30 anos dedicados ao esporte e quero levar esta experiência para a vida pública. Não preciso ser vereador para outros fins que não sejam o profundo desejo do desenvolvimento do esporte, da educação e da saúde.

VOTE ARLY DO VÔLEI 77010 PARTIDO - SOLIDARIEDADE 77 Vamos bater um papo pelas minhas redes sociais? Facebook: https://www.facebook.com/arlydovolei/ Twitter: https://twitter.com/arlydovolei Instagram: https://www.instagram.com/arlydovolei/ Whatsapp: 98917-4639


Nenhum comentário:

Postar um comentário